Esta noite te pedirão a tua alma - Sobre a falsa teologia da prosperidade.

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão."
(1° Timóteo 6. 3-11)

Lindo texto, não? Para quem busca a Deus por Deus sim, mas para quem tenta negociar com Deus em troca de bênçãos as suas orações, campanhas, propósitos, pregações, louvores, e muito mais, é sim um texto horrível que deveria ser arrancado da Bíblia.

Estava no culto ontem e foi abordado este assunto no ensinamento que tivemos sobre o interesse excessivo em coisas materiais, e resolvi postar uma história muito bonita que se encontra em Lucas 12. 13-21.

Começa assim: Num belo dia, Jesus estava ensinando as pessoas, e um homem disse: "Senhor! Fala pro meu irmão dividir a herança comigo!"

Jesus viu ali uma ótima oportunidade de dar uma lição àquelas pessoas: "Acautelem-se da avareza; a vida de um homem não consiste naquilo que ele tem!"

Veja, leitor, que diante de uma mensagem linda que ele pregava anteriormente, falando sobre o cuidado de Deus pelos seus filhos, que eles não deveriam temer aos homens, pois até mesmo os seus cabelos estavam contados por Deus, alguém ainda teve coragem de se aproximar de Jesus para reivindicar a herança do seu irmão!

Não é assim hoje? As pessoas perdem boa parte do tempo em que deveriam estar buscando a Deus, indo atrás de grana, carro, casa, mulher, homem, celular que tira foto, que tem mp3, chácara com piscina pra passar o final de semana, empresa, emprego, e tantas outras coisas que nada tem a ver com o que Jesus está falando na sua Palavra.

Não foi Jesus mesmo quem disse: "buscai primeiro o reino de Deus..."?

Em outras palavras, ele estaria dizendo; Ore, consagre-se, santifique-se, busque de Deus sabedoria, peça pra ele mudar o seu coração, medite na minha Palavra, faça a minha obra, e pode deixar que de você EU CUIDO!"

Você deve conhecer pessoas que, buscando a Deus pelas “coisas”, ficam sem as “coisas” e sem a Graça de Deus na vida? Ficam sem grana e sem salvação. Sem tudo no mundo e sem Jesus. Este é o laço que o diabo usa pra pegar um monte de crente avarento.

Voltando a nossa história...

Pra ajudar a galera a entender o que ele queria dizer ao moço materialista, que ia atrás de Jesus por causa da sua herança aqui no mundo, Jesus contou uma Parábola, e esta eu vou mostrar para vocês exatamente como está na minha Bíblia:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Tem até um hino, bem antigo que cantávamos nos cultos, que é assim:

Quem tem Jesus tem tudo

Quem não tem, não tem nada

Mas quem tem Jesus Cristo

No céu já tem morada

Quem ama este mundo

Lá no céu não tem nada

Mas quem tem Jesus Cristo

No céu já tem morada

As riquezas do mundo

Só trazem confusão

Deixam o crente orgulhoso

E perde a salvaçao

Quem ama este mundo

Lá no céu não tem nada

Mas quem tem Jesus Cristo

No céu já tem morada


Glória a Deus pela sua Palavra que não nos deixa confundidos! Se você não tem muito dinheiro e nem muitas condições financeiras, saiba que Deus pode te abençoar financeiramente, mas não foi por este motivo que Jesus morreu. Ele morreu e ressuscitou para nos dar a salvação que dinheiro nenhum pode comprar. Dificuldades todos nós estamos sujeitos a passar, mas Deus sempre providencia tudo, melhor do que dos pardais ele cuida dos seus, por que somos filhos amados.

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16.26)

Agora, superpregador da teologia da Pro$peridade, releia o texto de 1° Timóteo que está no topo da postagem e que o Espírito de Deus te convença da justiça, do pecado, e do juízo!

Em Cristo,
Luis Paulo Silva

19 comentários:

  1. A paz Luis, a palavra de Deus realmente é linda e confortante. Infelizmente nossas igrejas hoje em dia estão pregando tudo aquilo que entristece o coração de Deus. A idolatria ao dinheiro. As pessoas estão buscando o TER e não o SER alguém transformado para a salvação.
    Amo o nosso Deus e espero que as pessoas acordem e comecem a enxergar seus próprios erros para poder então, agradar o coração de Deus...

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Fernanda.

    O interessante de seu comentário é você dizer "as nossas igrejas" e eu concordo plenamente, por que mesmo em templos onde jamais se ouvia essas barbaridades, hoje se ensina a fazer barganha com Deus. Os pastores vendem algo que eles não têm, e os crentes, como gostam das massagens, a cada dia superlotam as "nossa igrejas" em busca do que Deus não vai dar.
    Ao invés de receber as bênção do Pai, ouvem somente uma voz que diz: "Loucos...".

    Abraço, que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz Paulo,
    Saudações em Cristo.

    Obrigado pela visita em meu blog.
    Gostei tambem muito do seu blog que contém mensagens exortativas e educativas para nós cristãos.
    Parabéns e que o Senhor continue lhe abençoando e lhe dando muita sabedoria e discernimento espiritual para blogar suas mensagens.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Irmão Magno,

    Agradeço pela "injeção de ânimo", e espero contar mais vezes com a sua visita e divulgação!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Dileto Luis

    A Paz do Senhor!

    Para mim é um prazer seguir o seu blog´e ler artigos como este que edificam a nossa fé.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Pastor Sylas,

    Enorme prazer é o meu por saber que meu blog está sendo acompanhado por ti!

    Obrigado,
    Que Deus o abençõe!

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo, essa é uma das verdades mais crueis (e vergonhosas) dos últimos tempos.
    Barganhar com Deus é uma heresia sem tamanho. Pertenço a uma pequena igreja, onde nunca nos é prometido tal coisa. Resultado: Poucos membros. Uma igreja ao lado que prima pela teologia da prosperidade vive cheia. Há mais poder ali? Não, há mais gente interessada em aplicar seu dinheiro em "fundos de ações celestiais"... É um toma-lá-dá-cá... E quando não recebem tudo multiplicado por 5, 7 vezes, somem.
    Deus não vem com etiqueta de preço.
    Tudo Ele já nos deu de bom grado, até mais do que merecemos muitas vezes. Que pensemos mais em salvar nossas almas pq no fim isso é tudo que importa.
    Abraço carinhoso, excelente fds na paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  8. Prezado irmão Luis Paulo

    Li o seu texto, concordo com tudo e assino embaixo.

    Que conicidência interessante, pois acabo de postar um texto de minha autoria que fala exatamente num "Céu" baseado na teoria da prosperidade. Tem por título: "UM CÉU DEMASIADAMENTE HUMANO".

    Você pode conferir e registrar a sua opinião, acessando o http://www.levibronze.blogspot.com

    Graça e Paz,
    Levi B. Santos (UBE)

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo, Graça e paz

    Percebi que vc deu uma espiadinha em nossa coluna, ou seja, na coluna do Pr. Leonardo (Apologia Virtual), ainda não está pronta, mas o pessoal já tão acessando. Percebi também que vc gostou do layout do blog. Aguarda! Vamos te ajudar a personalizar o teu, com uma imagem de topo com a sua cara.

    Caso eu esqueça entre em contato comigo depois de nossa estreia pelo e-mail blogueiroscristaos@gmail.com

    Um abraço

    Lucas M Junior
    (Comunidade Nacional de Blogueiros Cristãos)

    ResponderExcluir
  10. Irmã Tita,

    É verdade... tem até uma tal bispa pelos EUA dizendo "seete veezes maais pra sua viiiida!". Meros clichês, nada mais.

    A verdade é que as pessoas, ou muitas dela têm buscado mesmo é este tipo de evangelho, e as igrejas que pregam a Palavra com verdade acabam sendo as chamadas "igrejinhas".

    Glória a Deus! Pois ele trabalha nas coisas pequena e fracas para confundir as grandes e potentes!

    Tenha um ótimo final de semana vc também, e que Deus continue te abençoando mais e mais.

    Espero mais visitas, seus comentários serão smepre bem-vindos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. QUAIS OS MAIORES PERIGOS DOUTRINÁRIOS DO SÉCULO?
    .
    .
    "RELIGIÃO SEM ESPÍRITO SANTO;
    .
    .
    CRISTIANISMO SEM CRISTO;
    .
    .
    PERDÃO SEM ARREPENDIMENTO;
    .
    .
    SALVAÇÃO SEM NOVO NASCIMENTO;
    .
    .
    POLÍTICA SEM DEUS
    .
    .
    e
    .
    .
    CÉU SEM INFERNO"
    .
    .
    Wlilliam Booth
    Pastor Metodista
    Exército da Salvação
    (1829-1912)

    ResponderExcluir
  12. Querido irmão Levi,

    Tenho passado pelo seu blog algumas vezes, é bom saber que não sou o único a andar na contramão dessa galera ai.

    Com certeza passarei lá e deixarei meu comentário, é sempre bom acrescentar conhecimento, ainda por que, há sempre coisas novas para se pensar num mesmo assunto.

    Espero mais "visitas", é muito agradável e bom ver seu comentário aqui.
    Paz!

    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  13. GLORIA a DEUS, QUE AINDA HÁ PREGADORES COMPROMETIDOS COM O EVANGELIO DE CRISTO EM SUA INTEGRA SEM TOMA LÁ DA CÁ.LOUVO A DEUS POR ISSO,SABE MEU IRMÃO ESTAS PESSOAS CREEM QUE CRISTO É OBRIGADO A FAZER O QUE ELES QUEREM,SE CONTRA POSTO FICAM OFENDIDOS DIZEM QUE NOS SOMOS DO DIABO.E QUEREMOS MATAR O SEUS SONHOS POR DIZERMOS QUE CRISTO VEIO PARA DAR A VIDA E ESTA EM ABUNDANCIA MAS COMO DIZ O SNHO O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO.QUE TENDO O ABENÇOADOR(JESUS O CRISTO)A BEN~SO TEM VIR ATÉ NOS PARA SEREM ABENSOADAS´POIS O MELHOR DESTA TERRA É DE DIREITO NOSSO,POREM FARTURA RIQUESA,É,UM RISCO TERRIVEL,POIS JUNTO COM ESTES ITENS VEM JUNTO UMA SERIA DE MALDIÇÕES.LOUVADO SEJA DEUS QUE CUIDA DE NÓS E NÃO NOS DEIXA FALTAR OS SUPRIMENTOS NESSESARIOS.GLORIA A DEUS.PÁZ DO SENHOR CONTINUE PREGANDO A VERDADE COMO ELA É DOA A QUEM DOER O TEMPO DO FIM ESTÁ MUITO PROXIMO...ETC...

    ResponderExcluir
  14. Irmão Lucas, a paz do Senhor!

    Fico feliz pela sua disposição em me ajudar, e pode ter certeza de que esta ajuda chegou no momento certo!
    Eu mudei algumas coisas no meu blog, mas nada de extraordinário, dá pra ficar muito melhor se houver alguem que manje mesmo.
    Com relação ao layout do blog do irmão Leonardo, ficou mesmo lindo, parabéns, gostei mesmo.

    Paz!

    ResponderExcluir
  15. Pastor Afonso

    Obrigado pela visita, muito reflexiva sua mensagem.

    Paz!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Gosto muito deste teto de I timoteo, é impressionante como, cada vez mais, ele é atual.
    Cada vez que me deparo com um belo texto como este, tratando com sobriedade a respeito de um assunto tão sério, me sinto esperançoso em relação ao futuro! Parabéns pela coragem! abraço

    ResponderExcluir
  17. A palavra diz...dai nos o pão de cada dia hoje...Ele falou hoje...Então o hoje, é agora,
    Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
    Olha esta obra com olhos espirituais de Jesus...e nos responda: Vale a pena ficar se enchendo de meis verdades, enquanto a esencia de vida que Jesus falava era os Humilde e os oprimidos.
    http://www.youtube.com/watch?v=vLvtUYBvrGk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  18. Querido Pastor:

    Achei o seu blog pesquisando a referÊncia do texto de Lucas ("...louco, esta noite pedirão a sua alma...") e tomei a liberdade de te seguir.
    Que Deus lhe abençoe muitíssimo! Nesses dias em que a apostasia e a teologia da prosperidade impera, precisamos cada vez mais de atalaias para despertamento.

    Que o Senhor te abençoe!

    Ass: Jeferson
    http://blogdequempensa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. eu gostaria de saber se DEus nos castiga porq usamos um anel ou um brinco ;ele nos castiga enviando uma enfermidade poriço ?porque eu estive doente conm cançer e a irma falou comigo que era jesus me castigando porq eu estava desobedecendo aaaaaaaaa DEUs porq eu estava usando anel ebrincos entao eu queria saber se isso e verdade ou nao

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, fique a vontade mas sempre que possível, deixe assinado o seu nome.