Usar jóias é pecado?

O que me motivou a postar este breve estudo, foi uma diferença de opiniões na igreja onde congregava.
Como somos cristãos, e não podemos ensinar além do que está escrito, quero trazer aqui uma visão completamente bíblica com relação ao uso de jóias nos AT e NT, visto que o segundo faz referência ao primeiro.
Não serei muito profundo, pois sou apenas um leitor da Bíblia, e não tenho nenhuma formação teológica.
Uso a linguagem que falo, simples, mas se alcançar o entendimento do leitor, já estarei satisfeito e terei o meu alvo alcançado.

As jóias, ou adornos, no AT, eram citados por Deus, mostrando o seu cuidado e amor que tinha com o seu povo, e nesses casos ele comparava o uso das jóias para uma má finalidade da parte do povo, como pecado e muitas vezes, idolatria.

Nas passagens que serão citadas, o veja se Senhor condena o uso de jóias, observe que, em sua alegoria no livro de Ezequiel 16, ele mesmo as dá à jovem que representa o povo de Israel. Como conseqüência da prostituição (e esta sim é condenada) a jovem, que representa o povo, utiliza as jóias dadas por Ele, para uma má finalidade.

Aqui estão os textos:

Ezequiel 16.4-19
4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
5
Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma coisa disto, compadecendo-se de ti; antes foste lançada em pleno campo, pelo nojo da tua pessoa, no dia em que nasceste.
6
E, passando eu junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive.
7
Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste à grande formosura; avultaram os seios, e cresceu o teu cabelo; mas estavas nua e descoberta.
8
E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.
9
Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
10
E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
11
E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
12
E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
13
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
14
E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus.
15
Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.
16
E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
17
E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas.
18
E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas.
19
E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor Deus.

Em Isaias, temos um texto também muito usado por líderes que condenam o uso de jóias.

Isaias 3.16-26

16 Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;
17
Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez,
18
Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,
19
Os pendentes, e os braceletes, as estolas,
20
Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
21
Os anéis, e as jóias do nariz,
22
Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.
23
Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.
24
E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.
25
Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja.
26
E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará no chão.

Quem se utiliza deste texto para proibir o uso de jóias, deveria não usar espelhos (vs.23), nem cintos (vs.24). Este texto definitivamente não serve para formular doutrinas, visto que o Senhor está tirando tudo de que as jovens se agradam, e que são coisas boas, por causa do seu pecado. Até mesmo Paulo, se entendesse desta forma este texto, jamais teria recomendado o uso do véu às irmãs de Corinto (1 Co 11. 5-6), pois no texto referido o véu também é “tirado” por Deus.

No antigo testamento ainda temos outras referências, leia e tire as suas próprias conclusões. Pode Deus comparar as suas dádivas a algo pecaminoso ou ruim? Poderia Deus representá-las por coisas que lhe desagradam?
De forma simples e resumida, podemos entender que quando Deus queria representar as bênçãos dadas ao seu povo, ele dava a eles adornos, e quando queria mostrar o seu juízo, tirava deles os adornos, que eram sinal de riqueza.

Outras referências:

Jer 2:32 - Porventura se esquece a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.

Gen 24:53 - E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.

Exo 3:22 - Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

Exo 12:35 - Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas.

Can 7:1 - QUÃO formosos são os teus pés nos sapatos,ó filha do príncipe!Os contornos de tuas coxas são como jóias,trabalhadas por mãos de artista.

Isa 49:18 - Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o Senhor, que de todos estes te vestirás, como de um ornamento, e te cingirás deles como noiva

Isa 54:11 - Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras.

Isa 61:10 - Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

Eze 7:20 - E a glória do seu ornamento ele a pôs em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda.

Ose 2:13 - Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas joias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o Senhor.

O que a Bíblia fala sobre as jóias no NT?

1 Pe 3.3-6
3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
4
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
5
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
6
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

1 Tim 2.9-10
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

Os apóstolos Pedro e Paulo estão aqui dizendo que a beleza da mulher deve ser no interior como prioridade. Este não é um mandamento contra as jóias, afinal se acreditarmos que este texto proíbe o uso de jóias teremos então que ensinar que as mulheres não devem pentear os seus cabelos (1 Pe 3.3, frisar = encrespar-se; pentear-se, fazendo riços no cabelo. Ver também Isa 3.24)

"Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus"
Com se adornavam as santas mulheres de Deus? Basta ler as referências no AT para descobrir.

Considerações finais

Não podemos nos esquecer de que somos pessoas diferentes, pois temos em nós o Espírito de Deus e somos o seu templo (1Co 3:16-17; 1Co 6:19; 2Co 6:16).

Como cristão devemos nos preocupar em não causar escândalos e ser moderados em tudo (Rom 12:3; Rom 14:13; 2Co 6:3; 1Co 8:9; 1Co 10:32; 2Ti 1:7; Fp 4.5; 1Jo 2:10).

O que a Bíblia diz que é errado, assim devemos considerar e não praticar, e aquilo que a Bíblia não condena, temos a liberdade de usufruir com sabedoria, considerando qualquer coisa que venha enfraquecer a fé de outros irmãos mais fracos deve ser renunciada por amor ao próximo (Rom 15:1; 1Co 8:9).

Luis Paulo Silva- Membro da Igreja Assembéia de Deus

52 comentários:

  1. Boa noite, Luis Paulo

    Obrigado pela visita em meu blog. Gostei de suas colocações nesta parte sobre o costume de usar jóias, que nossa igreja ainda condena. Mas veja que quando eu era criança, era proibido televisão, jogar bola, usar shorts, as meninas apararem o cabelo, etc, etc, etc. Hoje, nas igrejas sede e nas grandes cidades, as irmãs sempre estão lindas na igreja: cabelo cortado, pintado, jóias, esmaltes, calças, e os homens bigode, cafanhaque, cabelo mais cumprido(Marco Feliciano). Isto é pecado? Não. Vai tirar estas pessoas do caminho? Não. O que condenará elas, como nós mesmos, é o ato hipócrita de olhar o cisco e sempre lustrar a trave que temos nos olhos.

    E veja tambem que o conservadorismo que vc comenta no blog do pr Ciro é simplesmente, contrário ao que o querido pastor escreveu, farisaico. Que bom que conservásemos o amor e o bom relacionamento com todas as pessoas. Deus com certeza ficaria feliz com nossa igreja.

    Obigado, Luis Paulo, pela visita. Ore por mim. Tenho um testemunho pra escrever em meu blog, e uma tese que aprendi com Deus que me deixou livre, leve, solto pra escrever e falar aquilo que sinto.

    A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  2. oi gostei do estudo mas que vc se aprofudasse mais pois meu esposo diz que e pecado brincos dizendo que uma vaidade desnesessaria mas na minha opiniao nao e .....

    ResponderExcluir
  3. Paz amada!

    Com relação aos brincos, eu particularmente não gosto deles, pois ele furam o corpo assim como o piercing.

    Com relação ao fator "necessidade" o que é necessário para se vestir? Estar coberto? A gravata é necessária ao homem ou é uma vaidade desnecessária? Por que ter dois pares de sapatos se um só pode calçar os dois pés onde que que você vá?

    Em Cristo,
    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  4. stephanie telles de lima9/09/2009 11:17 AM

    Adorei!
    Estava precisando muito dessa palavra.
    A minha igreja proibe tais atos, mas agora eu sei que diante da palavra de DEus, pode se usar jóias sim, mas tudo com ordem e descencia.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog.
    Sua palavra vai me ajudar muito nos conceitos da minha igreja diante da palavra de DEus!

    ResponderExcluir
  6. mos devemos mostra diferença so mo mosso interio?as pessoas que nao tem dicimimento de epirito como saberao que servimos a Deus vivo? creio que devemos realmente nao por mandamento mas tambem por escolha seramos difente abemegar sertas coisas para servimos melhor a mosso Deus,separasao,santidade,tras para mos mais intimidade com
    Deus.

    ResponderExcluir
  7. Anonimo,

    Desculpe mas me parece que você valoriza mais a sua opinião pessoal do que a Palavra de Deus. Não faça isto.
    A Palavra ensina o que é bom testemunho então não invente doutrinas antes de seguir as que já existem.
    Com relação a discernimento, o fato de você ser luz já deveria ser suficiente pra mostrar a quem você serve. Usos e contumes só mancham a imagem da igreja por causa do mau testemunho de muitos "gravatões" e "saionas".
    Em parte alguma disse que devemos santificar apenas o interior, não ponha "palavras nos meus dedos".

    Paz!

    ResponderExcluir
  8. na verdade o uso de joias e vaidade pois e algo desnecessario!!!!!
    mais se o uso de joias nao for pecado entao talvez as mulheres poderiam colocar um pircing
    no umbigo ou os homems um na sombracelha!!!
    ja pensou uma irma cantando com um pircing na lingua!!!!????

    na verdade o cristao verdadeiro deve ser diferente tanto no interior como no exterior
    para nao ser confudido com o mundo!!

    ResponderExcluir
  9. Anonimo,

    Não sei se você é o mesmo do comentário anterior, mas sendo ou não, a minha resposta logo acima cabe perfeitamente ao seu (novo?) comentário.

    Com relação ao uso de piercing no umbigo, imagino que não há propósito em colocar uma coisa assim num lugar que deveria estar coberto. Você só faz na sua vida as coisas "necessárias", ou está sendo um farizeu hipócrita?
    Se alguém se utiliza disto, com certeza é na intenção de chamar a atenção do sexo oposto, ai o pecado está logo na intenção, na luxuria, na sensualidade e não propriamente no piercing. O umbiguinho da irmã deveria estar coberto, com piercing ou sem ele.

    Diga caro anônimo: Você tem argumento bíblicos que refutem o simples estudo deste blog? Não vejo em seu comentário nenhum texto citado. Será que você pertence ao grupo dos legalistas que ensinam além do que a Palavra ordena? Daqueles que não confiam na capacidade do Espírito Santo de guiar a vida do crente somente com a simples exposição da Palavra?

    Se quiser observar, poucas palavras minhas utilizei nesta postagem. Este texto é composto quase que somente de textos bíblicos, mas você não se deu o cuidado de embasar a sua opinião na Palavra, por isso eu publiquei este seu comentário somete por respeito a você, mas não acredito que tenha acrescentado nada. O que edifica a vida do cristão é a Palavra, e não o que você pensa ou deixa de pensar.
    Ao contrário de você, assino em baixo do meu escrito.

    Um forte abraço.

    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  10. caro amigo voce diz que eu nao citei nem um texto biblico para expor minha opiniao. bom mais o evangelho em resumo geral nos diz claramente que tudo que a no mundo e vaidade para satisfazer a carne; e que nos que vivemos para cristo estamos mortos para o mundo. entao a meu ver nos que somos guiados pelo espirito santo nao necessitamos de joias nem adornos que nao valem de nada a nao ser para satisfazer nossa carne e nossa vaidade ...... A Bíblia encara a aparência externa como um testemunho visível e silente de nossos valores morais. Há pessoas que vestem e adornam seu corpo com vestes caras e jóias para se comprazer. Querem ser admiradas por sua riqueza, poder ou status social. Algumas se vestem de acordo com certas modas para serem aceitas por seus pares. O cristão se veste para glorificar a Deus... ainda devemos gurdar os bom custumes da igreja; e nao deixar aos poucos o mundo entrar em nossas vidas


    Não podemos nos esquecer de que somos pessoas diferentes, pois temos em nós o Espírito de Deus e somos o seu templo (1Co 3:16-17; 1Co 6:19; 2Co 6:16). (diferente do que? do mundo e claro)


    caro luis paulo fique na paz de cristo


    marcelo constante (anonimo)

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor Marcelo,

    "o evangelho em resumo geral nos diz CLARAMENTE que tudo que 'há' no mundo é vaidade para satisfazer a carne; e que nós vivemos pra 'Cristo', estamos mortos para o mundo. ENTÃO, AO MEU VER..."

    Querido, não me diga que você acredita nisto. Se tudo o que há no mundo é vaidade, o uso de jóias passa a ser apenas mas um ítem. Usá-las não lhe faz faltar nem sobrar nada.

    Se ler com atenção os Evangelhos, verá que o resumo deles não é isto que você citou. Definitivamente. Muito pelo contrário, Jesus sensurou os farizeus por se importarem demasiadamente com a aparência exterior e não dar a devida importância ao que realmente importa. A verdadeira santificação está sendo com fundida com os seus costumes querido. Procure base ns evangelhos, nas cartas apostólicas, e tudo o que verá é este seu conseito de santidade ser desmontado.
    Conheço não pouco adeptos desta sua visão, que assim como você citam textos fora de contexto somente para iduzir as pessoas a pensarem como eles.
    O cristão deve realmente se vestir de forma decente, e ser moderado em tudo para não causar escândalo. Mas ensinar coisas que a Bíblia não autoriza com pretexto de iduzir os crente a bom testemunho não é compatível com os ensiamentos de Cristo.

    Respeito a sua visão irmão, mas só concordarei quend você puder reesplicar os textos bíblicos de forma coerente e mesmo assim se encaixar nas suas crenças, pois até agora o que tenho visto é pastores distorcerem a verdade da Palavra de Deus para justificar as suas ignorâncias.

    Um forte abraço,
    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  12. Luis Paulo Silva
    Muito edificante esse estudo!!!
    Eu sempre entendi a bíblia dessa maneira mas muitas vezes fui taxada de "mundana" mas dou graças a Deus por existir pessoas que realmente sabem interpretar as escrituras...recentemente assisti o Pr. Silas Malafaia pregar essa mensagem!!!Glória a Deus por isso pois ah líderes religiosos que equipararam a doutrina divina com costumes denominacionais e muitas vezes as pessoas se preocupam mais em cumprir as regras denominacionais do que as escrituras...pois ainda existe as denominações que se cortar o cabelo ou usar uma jóia é excluído da Igreja...e isso é uma vergonha...erram por não conhecer as escrituras...E é bem lembrado por vc que tudo que ah no mundo é vaidade...então quero ver esses legalistas que andam de carrão zero km por aí se eles trocariam seu carro zero por um camelo ou um jumento...rsrsrs não era esse os transporte de Cristo?Então a quem acredita que joias é vaidade eu digo que carro novo tambm é...casarão(mansão)tambm...andar de avião tambm...vai de ônibus...demora mas vc chega lá...rsrs
    é meio cômico isso porq proíbem tanta coisa deturpando a palavra de Deus e não se tocam que estão rodeados de vaidade!!!

    Continue assim querido Luis Paulo Silva mostrando a verdade!!!
    Que Deus abençoe a tua vida!!!
    Graça e paz!!!

    Raquel

    ResponderExcluir
  13. Graça e Paz da parte do nosso Senhor Jesus!

    Raquel,

    Fico também de boca aberta ao ver o quanto muitas pessas -incluindo algumas que postaram opiniões neste artigo - são tão prontas a absorver tudo o que é dito nos púlpitos da vida, e tão tardias em buscar a verdade da Palavra de Deus.

    Muitos que postaram aqui trouxeram até agora suas opiniões contrárias, o que merece respeito, mas até agora não vi ninguém contestar a base bílica e a autenticidade da interpretação contida neste breve estudo.

    Vivemos em tempos onde a "revelação" tem superado a credibilidade da Palavra de Deus. Observe, todas as igrejas que adotam essas doutrinas, respaldam-se em revelações. Um sonha que foi pro inferno porque usou batom ou cortou o cabelo, outro sonha com o racho da saia da irmã, e a Bíblia que é bom ninguém quer ler, a menos que seja para interpretar de acordo com os seus próprios desejos carnais. Sim, digo desejos carnais, pois a ânsia por julgar o irmão, a hipocrisia, a falsidade, o reprimir-se somente para não ser "pego" pelo pastor ou pelos membros linguarudos da igreja não tem nada de espiritual.

    Deus nos deu cérebros amada! Usemo-los para a glória de Deus ao invés de nos emburrecermos para a glória dos homens.

    Deus te abençõe.

    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  14. jair, em relaçaõ ao comentario anterior,é bon frizar que a uma diferença entre costume e doutrina, Doutrina è conjunto de ensino da palavra de Deus, e cotume é uso pratica geralmente obeservada , geremias dis que os costumes dos povos saô vaidades Ger.10.13 paulo escreve nós naô temos tal costume 1co 11:16 paulo ensina que nenhuma condenaçao a para os que esta en cristo jesus que naô anda segundo a carne mas segundo o espirito ,digo poren: andai en espirito e naô cunprirei a cuncupiciencia da carne GALATAS 5.16 SE AUGUEN ESTA EN cristo nova criatura é eis que as coisas vellas jà se passou e tudo se fez novo 1cor.5:17 os que estaô en cristo crucificaram as suas carne con as suas paixoês e concupiciencia Gàl.5:24 asim devemos andar em novidade de vida Rom.6:4 ultima parte.

    ResponderExcluir
  15. Amados, graça e paz d Cristo, esteja convosco, ERREIS POR NÃO EXAMINAR AS ESCRITURAS, (palavras do nosso mestre), logo: não precisa diminuir o que a escritura diz e nem acrescentar, será que pensamos que servimos a um Deus tão limitado que não é capaz de conhecer a nossa estrutura e saber que somos pó, ou será que o sacrifício de Cristo é tão ineficaz que ainda precisamos inventar, acrescer algo... Somos um só corpo, há em nós diferença sim, mas cada qual dará conta da sua alma perante Deus, e ainda ensinadores (como eu e muitos deste blog), também daremos conta de pessoas que foram disvirtuadas por nós que usamos muitas vezes o nome de Deus e a sua Palavra para inventar... VÓS JÁ ESTAIS LIMPOS PELA PALAVRA QUE VOS TENHO FALADO, valorizem a Palavra de Deus, porque passa o céu e a terra (sentimentos, "revelações", práticas, costumes), mas a MINHA PALAVRA PERMANECE PARA SEMPRE. Jesus está voltando, ventos de doutrinas sopram forte, falsos avivamentos tem atraido multidões, mas não nos afastamos da simplicidade que há em Cristo.

    ResponderExcluir
  16. acho que envez de vocêis ficarem discultindo, acerca de certo ou errado. voceis devem perguntar ao espirito santo, pois ele tem a melhor resposta. mais dando minha,opinião: eu não concordo com o uso de joias..

    ResponderExcluir
  17. Anonimo, você está falando como um cristão egoísta. Outra coisa, quem te disse que o Espírito Santo me fala o que eu tenho preguiça de ler na Bíblia?
    Com relação à sua opinião, você pensa por que é inflexível, de coração duro para a Palavra, ou tem base bíblica para fundamentar o que disse logo acima?
    Me parece a 1° opção.

    Até logo.

    LUIS PAULO SILVA

    ResponderExcluir
  18. Meu querido Irmão Luiz Paulo
    Gostaria de expor minhas congratulações com a pessoa do irmão trazendo um assunto polêmico em muitas Igrejas.
    O que existe na maioria são distorçoes da Palavra, a critério de cada denominação, colocando suas interpretações erradas de um determinado texto isolado, não olhando o contexto, trazendo assim normas e impondo regras no intuíto de manter uma doutrina humana e ter assim fieir seguidores.
    Quero deixar claro que concordo com suas colocações (textos bíblicos) a respeito do assunto que é bastante polêmico.
    Fique na Paz e que Deus possa esta sempre te abençoando.
    Pr. Dário Sales

    ResponderExcluir
  19. Gostaria apenas de dizer que Jesus foi identificado, no momento de sua prisão, com um beijo. Se ele fosse diferente do mundo na aparencia, bastava Judas dizer: "é aquele que esta diferente dos demais". Sera que não estamos sendo diferentes do mundo quando abandonamos os frutos da carne e passamos a dar os frutos do Espirito? Que edificação o fato de alguem se vestir diferente traz ao observador? (As vezes é apenas motivo de piadas). A diferença não deveria ser o nosso exemplo e a nossa disposição para pregar o Evangelho as pessoas que nos cercam? Ai sim, estariamos dando frutos e fazendo a diferença. A Paz!

    ResponderExcluir
  20. Se pegarmos as passagens de 1ºPedro 3:1-5 e 1º Timoteo 2:5-9 onde fala a respeito do uso de ouro, brincos, tranças no cabelo e enfeites vocês vão perceber que é condenado pelo apostolo Paulo não é o uso em si de tais objetos, mas a mentalidade que temos ao usa-los. Se a mulher ou homem usar tais coisas com pensamentos de atrair pra si assedio, luxuria, soberba, podemos dizer que tal uso das joias e brincos são maus aos olhos de DEUS. não tendo nada disso , é uma questão habital, cultural. O cristão é livre pra fazer o que quiser, mas por amor a CRISTO obedece a sua Boa Perfeita e Agradavel Vontade. Resumindo: A palavra não reprova o uso de brincos e jóias, mas sim a intenção do coração humano ao usa-las.

    ResponderExcluir
  21. claudia scátola/ a biblia nos diz que o que contamina o homem é o que esta dentro do coração(prostituição, adulterio...) humano e não o que vem de fora. hoje muitos crentes confundem santidade com sua aparencia. sou de uma igreja que ainda usam-se usos e costumes e percebo que os irmãos podem fazer muitas coisas erradas mas se estiver a carater do que se estirpular santidade é igualmente santo. o que esta acontecendo é a acepção de pessoas dentro dessas igrejas onde muitos estão sendo masagrados por pensar na real essencia da palavra de DEUS. TAMBEM JÁ ME JULGARAM POR MINHA APARENCIA mas como Deus é justo usou um servo em dom de revelação e me falou que eu era muito desprezado por causa de minha aparencia, gloria a deus por isso pois deus olha o nosso coração e não nosso exterior, claro que uma mulher cristã deve trajar-se de maneira decente mas não pô nisto o determinate para a entrada no reino dos céus.

    ResponderExcluir
  22. Fica claro que os “usos e costumes” não são anti-bíblicos, mas são extra-bíblicos. A adoção dessas práticas são facultativas e não influenciarão na salvação de ninguém, já que a mesma se dá pela nossa fé (Efésios 2:8). Se um padrão de aparência nos levasse aos céus, todos saberiam quem seria salvo. Além disso, Cristo não precisaria morrer por nós, pois a lei era cheia de tradições e seria capaz de nos salvar.

    A paz.

    ResponderExcluir
  23. A Paz do Senhor, meus irmãos!Nesses últimos dias comecei a orar ao Senho pedindo a Ele para tirar de mim o que não o agradava pq ja fiz parte de uma igreja com tais doutrinas e confesso que não as obedecia, pois sempre tive vontade de usar um brinco, etc...Hoje estou em uma igreja onde não há essa repreensão quanto a jóias, mas confesso aos irmãos que ao refletir sobre a minha atitude na antiga igreja, percebi que eu estava errada em desobedecer a doutrina, pois devemos respeito a igreja em que estamos. Hoje mais madura na fé e colocando Deus como o meu universo busco estar sempre de acordo com sua palavra e foi justamente isso que me fez chegar a esse blog. Queria ver em que se baseavam as pessoas em fazer tais doutrinas e a julgar como errado tais costumes. Como muito foi dito a intenção com que vc pratica ou utiliza algo é o que Deus observa, mas isso não quer dizer que vc deve andar escandalizando o evangelho.

    Uma coisa interessante aconteceu em minha presença e é bem cabível no tema em questão. Uma das minhas primas se trocavam no quarto e eu achei estranho a quantidade de shorts que ela colocava por baixo da saia. Então a perguntei o por que. Resposta: Para minha bunda(me desculpem a linguagem)não ficar tão pequena. Ou seja, ela estar de acordo com a doutrina da igreja dela mas intencionalmente estava pecando tanto quanto se estivesse desobedecendo-a. Onde quero chegar? Não acho pecado usar um brinco, desde que a finalidade seja por uma questão pessoal, gosto, etc... do mesmo modo que vc compra uma blusa preta, azul porque vai se sentir bem e a acha bonita uma pessoa pode comprar um brinco ou colar. Outra coisa,acredito que vc tbm peca quando desobedece a doutrina da igreja pq se vc não concorda com ela então por que estar lá? Queridos acredito que brincos, colar, pulseiras, ou qualquer outro adorno pode servir como um caminho para se desviar de Deus quando vc coloca isso como prioridade. Caso vc faça isso, é claro que Deus vai cobrar de vc pq ele te ama e quer vc cada vez mais perto dele e se isso te afasta ele quer que vc tire. Aí vai depender de cada um. O que me emociona pode não sensibilizar outros. Todos somos diferentes. Analise sua vida e veja se isso tem te afastado de Deus. Vc tem dado prioridade em fazer as unhas em vez de ir a igreja? Caso a resposta seja sim, então vc precisa de um verdadeiro compromisso com Deus. Se Deus mandar vc para uma obra em uma determinada igreja em que certas coisas são tidas como pecado e vc não compartilha das mesmas ideias, vc deve ir? Claro que sim! se vc não for, é como eu havia dito é pq vc dá prioridade a coisas insignificantes. Se Deus me disser que não quer que eu use isso ou aquilo eu assim o farei pois a única coisa que eu não vivo é Deus e ele estando comigo me basta. Então querido, busque intimidade com o Senhor, leia sua palavra e peça a Ele para o que não o agrada em vc Ele tire. Se vc usa essas coisas, mas estar sempre em comunhão com o Senhor, anda com ordem e descendência e o deixa ser o centro da sua vida, não há com o que se preocupar, a não ser que vc sinta que isso não te faz bem. Então é o Epírito de Deus te cobrando e vc deve obedecer. Mas não julgue quem não usa e quem não usa não julgue quem usa. Cabe a Deus nos julgar pois ele sabe se isso afeta nossa vida com ele ou não.

    A Paz do Senhor esteja com todos vcs e que o Senhor nos fortaleça com sua potente mão.

    =

    ResponderExcluir
  24. A PAZ DO SENHOR ,tenho um filho de 17 anos e é bem dificil eu lidar com ele,no ultimo dia 21/11/10,eu estava me arrumando pra ir a igreja quando ele me disse se eu o dieixaria colocar um pircin,claro eu disse que não que estava errado,dentro da palavra de DEUS,PRAS MULHERES SÃO ENFEITES DESDE QUE NÃO tenha façam outars tropeçar,pros homens era errado,e conversando com ele disse-lhe que não,no outro dia 22/11/10,ele foi e escola e eu sentii de pedi-lo que me mostrase sua lingua e ali estava o tau pircen,eu chamei a atenção, discutimos e pediu que ele fosse morrar com o pai dele,pois eu já não aguentyava mas,as suas malcriações e e falta de respeito,tenho orado pois estou me sentindo muito mal com tudo isso,pois o amo muito ,mas acho que ele precisa aprender a respeitar o SENHOR e a mim como mãe e serva do DEUS altissimo.orem por mim, e ele,meu nome e silvia kelly e o dele e joão pedro,fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  25. A paz do Senhor Silvia.

    A Palavra diz que se Ensinamos o menino no caminho em que deve andar, quando o mesmo crescer não se desviará dele.
    a adolescência é uma fase muito difícil e normalmente reflete a educação que foi dada durante a infância. Pelo que entendi você é separada de seu marido, e isto reflete na formação de caráter do seu filho. O cuidado deve ser redobrado.
    Independentemente de religião ou qualquer coisa, o filho deve respeitar os seus pais, e os pais devem ter sabedoria ao lidar com os filhos. Respeito não é uma coisa que está ligada primeiramente à fé ou religião. O meu filho não é obrigado a ser cristão, mas é obrigado a me respeitar e obedecer em tudo.
    É claro que respeito se conquista, não se ganha e não se impõe, compreenda.
    Faça as seguinte perguntas a você:

    Sempre dei exemplo e ensinei o meu filho a ser respeitoso com todos os adultos ou fui desde cedo tolerante?

    O ensinei e ter prazer na coisas do Senhor ou o obriguei a freqüentar cultos somente?

    Que tipo de programação permiti que meu filho assistisse diariamente na TV?

    Que tipo de cristão meu filho vê em mim?

    Meu filho(a) gostaria de ser um pai/mãe como eu?

    Espero ter ajudado!

    Em Cristo,

    LPS

    ResponderExcluir
  26. Ai, ai.. Precisamos entender a diferença entre doutrina e costume! Surgiro-lhes que assistam a mensagem do Pr. Silas Malafaia: Legalísmo e Liberdade Cristã!

    ResponderExcluir
  27. Oi não concordo muito.. vejo tudo isso de uma maneira diferente..
    aA biblia fala que nós somos o sal da terra e a luz do mundo que nos devemos fazer a diferença e como nos diferenciariamos de uma pessoa mundana usando as mesmas coisas que essa pessoa usa.. seriamos diferentes somente nos atos??
    axo que isso não é certo temos que ser espelho pra o mundo em tudo no nosso modo de agir pensar e se vestir..
    tudo isso na minha opinião é vaidade e nos esquecemos que muitas vezes por nossa vaidade fazemos nosso irmão pecar e isso nao é agradavel aos olhos do Senhor.. a biblia também fala que pela iniquidade se aumentar o amor de muitos se esfriaria.. e é o que se acontece hoje em dia muitas mulheres não querem abrir mão de seu desejo carnal de sua vaidade pra agradar ao olhos do Senhor e se achegar, ter uma intimidade maior com Deus atravez da santidade espiritual e nas suas vestes também.. do que adianta o coração estar limpo puro diante de Deus sendo que o templo do Espirito Santo esta sujo com ´´bagagens´´ do mundo..
    pois quando se é do mundo usa-se tudo que é do mundo mas quando se converte e vai pra deus vc tem abandonar tudo que se fazia e usava-se no mundo.. o Espirito Santo de deus liberta.. mas se vc nao der o primeiro passo em abandonar aquilo que nao é agradavel aos olhos do Senhor
    nao tem como o espirito Santo agir se vc nao querer que ela aja na sua vida..

    ResponderExcluir
  28. Irmã Ingrid, inda bem que a senhora deixou bem claro que esta é a sua opinião. Fico agradecido pela sua participação, mas se quiser trazer para nós algum estudo puramente bíblico que ivalide as informações que tiveste aqui, ficarei mais grato ainda.
    É típico de crentes que acreditam mais na sua opinião do que na Bíblia, ignorarem o que está escrito e reforçarem a suas opiniões com certo ar de "sei do que estou falando". Saia desta querida irmã, fique com a Palavra. Niguém será salvo pela sua opinião a menos que esta esteja completamente baseada nas Escrituras.

    Paz!
    LPS

    ResponderExcluir
  29. Paz do Senhor, Irmão Paulo...
    Eu queria li perguntar, se um pessoa evangélica e batizado nas água, por ex: eu um jovem de 14 anos, poderia usar uma simples pusera no punho?Como se fosse um relojo.

    ResponderExcluir
  30. Amado, paz!

    Não podemos nos subordinar à opinião de quem quer que seja, temos a Bíblia na mão, leia a postagem com atenção e oração se tens dúvidas.

    Se você fizer algo com dúvida se está desagradando a Deus ou não, mesmo que a atitude em si (a pulseira no pulso por exemplo) pode não ser pecado, mas o ato será pecaminoso, pois com isto você estará dizendo: "mesmo se for pecado usarei". A Bíblia nos manda afastar-nos da aparência do mal, só faça o que tem certeza que não desagrada a Deus, na dúvida, diga não!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Jer 2:32 - Porventura se esquece a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias
    IRMÃO APAZ DO SENHOR, EU SOU MEIO LEIGO E NÃO TERMINEI MEUS ESTUDO SO ESTUDEI ATE A 5º SEIRE. POR FAVOR NÃO OLHE PARA MEUS ERROS DE PORTUGUES ,MAIS REFENTE AO TEXTO QUE O IRMÃO USA ACIMA PARA RELATAR SOBRE O USO DE ADORNOS MEDITANDO VEJO QUE ESTE TEXTO RELATA SOBRE JEREMIAS SENDO INSTRUIDO POR DEUS PARA REPREENDER O POVO, NO VER,31 DIZ ASSIM! O GERAÇÃO! CONSIDERAI VOS ,APALAVRA DO SENHO.POR VENTURA TENHO SIDO PARA ISRAEL UM DESERTO ?OU UMA TERRA DE MAIS ESPERSAS ESCURIDÃO? POR QUE, POIS DIZ O MEU POVO,:DESLIGAMOS DE TI NUNCA MAIS ATI VIREMOS? JEREMIAS AQUI RELATA QUE O POVO ESTA TOLTALMENTE ESQUECIDO DE DEUS ESTA VOLTADO PARA O MUNDO MEU IRMÃO ESTE VERSICULO QUE ORA O SENHO PROFERIL RELATA JUSTAMENTE O MOTIVO DA COBRANÇA DE DEUS PARA COM SEU POVO, IRMÃOS AMADOS EM CRISTOS JESUS NÃO FIQUEM APENAS EM VERSSICULO ISOLADO, EM NOME DE JESUS LEIAM A BIBLIA ELA E A VERDADEIRA PALAVRA QUE NOS PURIFIA POIS LEIAM NÃO FIQUEM PERGUNTANDO, A UM E OUTROS POIS NEM TÃO POUCO DEBATENDO NO LIVRO DE JÕAO CAP, 14,VER,26 DIZ! MAS O ESPIRITO SANTO! QUE O PAI ENVIARA EM MEU NOME! ESTE VOS ENCINARA E VOS LEMBRARA DE TUDO QUANTO TENHO DITO !JESUS TEMA AMADO E VIVA EM CRISTO SIRVA AO SENHOR DE CORPO ALMA E ESPIRITO.
    ABIBLIA DIZ QUE NOIS TERMOS QUE SERVI AO SENHO DE CORPO ALMA E ESPIRITO!

    ResponderExcluir
  33. Querido, só posso chegar à aconclusão de que você não leu toda a postagem. Infelizmente não posso colocar umas só gota d'agua num balde cheio, assim me parece a sua mente. Só enxerga o que quer e ignora todo o resto. Analise de novo os textos e veja quem é que está usando a Palavra fora de seu contexto.

    Com relação à santificação do corpo, seria interessante repensar o seu conceito também, já que você pensa que um adorno contamina o corpo, pois existem coisas que contaminam o corpo de verdade, assim como a alimentação, por exemplo. Será que você é realmente tão cuidadoso com o seu corpo?
    Paz!

    ResponderExcluir
  34. Em observação sobre seu parecer acima quero salientar que o uso de joias não convém a cristãos se não fosse assim não diria a biblia o enfeite delas não seja no exterior.Conforme 2 reis 9:30 diz que Jezabel pintou ao redor dos olhos. sou cristão a 30 anos e nesse tempo não se apoavam essas coisas e os tempos eram bem diferentes mas por causa de homens como voce se entrou nas igrejas o uso de joias se cristo não é suficiente então se apelam a outras coisas como joias Jesus contou a parabola da coleção de perolas que somente quando alguem acha a joia preciosa que é o Senhor este vende todas as perolas e compra a preciosa se enfeite delas não seja no exterior queria saber por qual motivo usar joias

    ResponderExcluir
  35. Amado, diantedos textos bíblicos apresentados, e verificando as suas referências é fácil identificar que você não leu o texto inteiro.
    Leve ao pé da letra esta frase: "a beleza delas não seja no exterior". Você pratica isto?
    Esta linguagem não é só bíblica, mas com um pouco de bom-senso se pode entender, reflita e saia desta nostaugia. Sabe por que hoje somente algumas igrejas apóiam essa doutrina sem base nenhuma? Por que ela é nociva, e deu não deixa esse tipo de coisa permanecer por anto tempo.

    ResponderExcluir
  36. O interessante é que ,geralmente,as mulheres são as mais afetadas por esses costumes pesados. Digo pesado pois, já é da natureza feminina gostar de se enfeitar, disfarçar imperfeições indesejadas no rosto (com maquiagem),não aceitar os indesejáveis fios brancos e cobri-los com tinta, e até mesmo se sentir mais confortável com calças cumpridas para subir em um ônibus ou subir em uma escada rolante no Shopping,por exemplo.
    Com base na bíblia, não acho pecado o uso de joias, desde que não seja entregue a essas práticas toda a nossa beleza ou somente para mostrar aos outros nossa condição financeira elevada.
    Vale, com certeza, o que a bíblia nos ensina,tudo com decência e ordem.
    Porém,amados, não podemos esquecer que escandalizar nossos irmãos é sim um pecado! por isso digo, se alguém não concorda com alguns ensinamentos de usos e costumes de uma certa denominação, não seja rebelde! não pratique os atos aos quais os irmãos reprovam, pois fazendo assim estará escandalizando-os! peça direcionamento ao Senhor e vá para outro ministério sem tumultos ou discórdias e sinta-se em paz com Deus e com os irmãos.
    Muitos que defendem a ideia de que usar joias é pecado, dizem que é uma vaidade desnecessária. Será que pessoas que compram carros luxuosos e caríssimos, não poderiam se conter com um modelo mais modesto? isso também não é uma vaidade desnecessária? é difícil quando somos nós que temos que renunciar o que gostamos,não é mesmo?
    Finalizo meu comentário ressaltando que não devemos rotular os que acham que o uso de joias é pecado. Se eles acham que estão fazendo o que é correto, e sentem-se bem em não usar, GLÓRIAS A DEUS! o certo é que ninguém julgue ao próximo.
    A paz do Senhor Jesus estejam com todos.
    Rosemeire.

    ResponderExcluir
  37. O que contamina o homem é o que sai da boca, como pensamentos maus, adulterios, prostituição, roubos... Usar ou não joias não garante a salvação que há em Jesus cristo, e sim o novo nascimento que temos que ter para herdar o reino de Deus.
    Em nenhuma parte da biblia se proibe o uso de joias, ela dar o conselho para não querermos sermos como as mulheres deste mundo.Mas dai cabe a serva de Deus se posicionar e andar de forma adequada. Até porque existem mulheres de igrejas que aprovam usos e costumes que andam vergonhosamente, com roupas transparentes, saias curtas, blusas muito coladas, entre outras. O que causa escandalo é a falta de modestia!

    ResponderExcluir
  38. Paz! Obrigado pela participação de todos!

    Congrego atualmente na Igreja Ass. de Deus num bairro de Carapicuiba chamado Jardim das Pedras.

    Paz!

    Luis.

    ResponderExcluir
  39. apaz queridos eu gostei muinto dos encinos que vcs deram ;mais aconteceu augo comigo .eu fui cometida por um cançer . e uma irma veio na minha casa e dise que u estava doente porq eu estava rebelde e pegou os meus aneis.ate mesmo roupas de dormir .e levou nao sei pra onde .pra jogar fora .bom eu acho ne srsr.e passando se ums meses eu vi a propia irma tbem .usando aneis ai eu fiquem sem entender nada .como pode DEus me castigar assim e ela nao eu nao creio nisso ;se vcs puder me dar uma explicaçao melhor eu agradeço um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, qualquer pessoa pode ter um câncer, ou qualquer outro tipo de doença. Deus pune os pecados dos homens na eternidade, não dê ouvidos a bobagens.
      Jesus te ama e sabe se a senhora é sincera ou não diante dele, e saiba que as provações que passamos servem para tornar a nossa fé mais valiosa.
      Fuja desses doidos e procure se abrigar na Palavra de Deus.

      Um abraço!

      LPS

      Excluir
  40. Amei o ensino, é bastante esclarecedor. Parabéns

    ResponderExcluir
  41. Parabéns amei o ensino é bastante útil tendo em vista que muitas pessoas desconheci o que a bíblia ensina de verdade por falta de ler, e se apega ao conservadorismo.

    ResponderExcluir
  42. Gostei bastante do ensino, convivo em uma igreja que tem essa doutrina de não poder usar acessórios, agora vejo que eles estão enganados. Espero que Deus abra os olhos deles e que mudem esse comportamento. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  43. irmão, mais e aqueles irmãos que foram arrebatados em espírito e viram o inferno e viram calças femininas, maquiagens e jóias lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, o foge desse povo que DIZ que foi ao céu e ao inferno de alguma forma. Eles usam estas experiências inventadas para introduzir heresias no meio da igreja. Não baseie suas convicções em revelações que você nem sabe se são de Deus ou não.
      Só a Palavra de Deus tem autoridade sobre o crente que serve a Jesus, e qualquer revelação, autoridade eclesiástica ou profecia só deve ter efeito sobre nós quando amparados por esta revelação única e suficiente que é a Palavra de Deus. Veja o que dizem os textos que seguem e fique na paz do Senhor.

      Cl 2.16-23

      16. Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, 17. que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. 18. Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, 19. e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. 20. Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, 21. tais como: não toques, não proves, não manuseies 22. (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? 23. As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne. - Bíblia JFA Offline

      Jd 3

      3. Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. - Bíblia JFA Offline

      Analise que mesmo nos tempo de Paulo, já haviam homem a impondo coisas a igreja com muitos pretextos, e Judas afirma que a verdade já foi entregue a nós de uma vez por todas, portanto que quiser acrescentar algo a sua fé sem base a Bíblia está equivocado.

      Um abraço, fique na paz do Senhor.

      LPS

      Excluir
  44. olaa pastor muito obrigada me ajudou..

    Deus lhe abençoe irmão..

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito pastor obrigada..

    mais quanto ao testemunho do adão de campos..

    ass:darianna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darianna, eu fico com a Bíblia. O testemunho do Adão de Campos é cheio de heresias, ele pertence à uma igreja que fica totalmente nestas coisas.

      Paz!

      Excluir

O seu comentário é muito importante, fique a vontade mas sempre que possível, deixe assinado o seu nome.