Pages

Você vai chegar!


Os nossos sonhos

Há uma confusão no meio evangélico no que diz respeito aos sonhos de Deus e o nossos sonhos.
Primeiro: Deus não tem obrigação de fazer absolutamente nada só porque nós queremos. O próprio Jesus Cristo disse "todavia seja feita a tua vontade", então precisamos aprender a ouvir o "não" de Deus.
Existem crianças
birrentas. Estas quando ouvem um "não" logo se jogam no chão e começam e espernear e chorar com gritos de manha. Você é assim? O que você faz quando Deus contraria a sua vontade?
O nosso sonhos dificilmente são os planos de Deus principalmente porque a maioria dos nossos sonhos e aspirações são
egoistas, não visam primeiramente o Reino de Deus e ainda sendo planos para somente nos favorecer podem a longo prazo trazer consequências terríveis.

Veja o que diz
Tiago 4:3: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."

Então querido irmão, ponha sempre os seus planos abaixo do planos de Deus e assim como Jesus, nosso exemplo perfeito, ore a Deus assim:
"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu." (Luc 11:2)



Os planos de Deus

Algumas pessoas dizem "sonhos de Deus" por que soa mais bonito, mas eu prefiro dizer "planos de Deus", pois a visão de Deus com relação ao futuro não se compara a nossa. Nós anseamos, Deus já sabe como tudo será, mas se o leitor gosta do termo "sonhos de Deus", eu não tenho nada contra, apenas evito utilizá-lo.

Já vimos que não podemos esperar muito dos nossos sonhos pessoais, embora Deus possa satisfazê-los, é preciso que estejam em harmonia com a sua vontade. Deus te ama e quer te ver feliz, então ele fica feliz quando vê você contente mas não te daria uma coisa ruim que parece boa aos teus olhos. É como se uma criança de dois anos insistisse muito, chorasse, esperneasse, ou pedisse com toda educação do mundo, uma faca bem afiada para você. Somente um louco a daria.
Algumas coisas que pedimos a Deus podem nos machucar depois e trazer grandes prejuízos, então aprendamos a confiar na sabedoria de Deus em dar ou não o que pedimos.

Se por um lado os nosso sonhos são imperfeitos e perigosos, por outros os planos de Deus são perfeitos e bons, por isso devemos
buscá-los a cada dia.

Veja o que diz a Palavra do Senhor:
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jer 29:11) . É preciso confiar nos planos de Deus para nós.

Muitas vezes os planos de Deus nos são revelados em forma de promessas. Veja o exemplo de Abraão; ele recebeu uma promessa de ter um filho e ser pai de uma nação, embora sua esposa fosse estéril e ele bem velho.
Se este fosse apenas um desejo, um sonho de Abraão, talvez não houvesse muito no que crer, mas antes de Abraão desejar um filho, Deus já o havia dado na sua
presciência, e havia uma promessa, sendo assim, era necessário crer. O sonho de Abraão era o plano de Deus e o plano de Deus o sonho de Abraão, mas existe algo que vira um problema para nós devido à limitação humana:

Deus nos diz onde vamos chegar, mas nem sempre cita os caminhos por onde vamos inevitavelmente percorrer.

Isto tem que ser surpresa, e envolve muita confiança naquele que prometeu. Se nós quisermos chegar no lugar ou condição ao qual Deus nos prometeu através dos nossos próprios métodos e caminhos a frustração é certa.
Abraão vendo que a sua esposa já havia desanimado de crer, deixou-se contagiar pela incredulidade e foi dar o seu jeitinho, como nós damos os nossos.É claro que o resultado foi péssimo. Perdeu a comunhão com Deus.

Entendemos, portanto, que podemos confiar nas promessas de Deus, pois elas são os planos de Deus para nós, e se os nossos sonhos são planos de Deus, o maior interessando nas sua realização é Ele mesmo. Não desanime no meio do caminho; entre o “P” do presente e o “P” da promessa existe o “P”da provação.

Que esta palavra encontre terreno fértil em nossos corações em nome de Jesus Cristo.

Luis Paulo Silva.

4 comentários:

  1. Prezado irmão Luis Paulo

    Profundamente interessante a analogia que você fez de forma exímia, entre "sonho de Deus" e "sonho do homem"

    Esta é uma grande realidade humana: Através da maioria dos nossos sonhos, vivenciamos a realização de desejos que nos causam prazer.
    Por outro lado, tememos a realização daqueles sonhos que nos fazem sofrer.

    O mistério que estava oculto em Deus, em outra linguagem - o maior sonho de Deus -, foi revelado: "Cristo Jesus".

    Agora, os planos de Deus para o homem, são consequências ou reverberações desse, que foi o maior Sonho de Deus, realizado: "Entregar o seu Filho em propiciação por nós, ainda sendo nós meros pecadores".

    Parabéns pelo seu inspirado texto.

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Paz irmão Levi!

    Escrevi este texto inspirado em algo que ouvi em um culto familiar, onde a pessoa que pregava dizia: "Deus vai realizar os seus sonhos". A partir disto me veio esta preocupação, de esclarecer que existem os nossos planos, os planos de Deus , os planos de Deus revelados nas promessas, e os planos de Deus que são os nossos planos também. Se não, as pessoas vão pensar que o Senhor é um gênio da lâmpada que nos trata como amos, e que cumpre os nossos desejos sejam eles quais forem.

    Obrigado pela sua participação, ela é sempre bem-vinda!

    Um forte abraço

    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  3. A paz, Luis!!

    Seu texto é muito importante aos dias de hoje. Vemos hinos sendo cantados, dizendo que nossos sonhos são os sonhos de Deus e blá, blá, blá!!!

    O melhor que possamos desejar é que a vontade de Deus seja feita em nossa vida! Sonhamos, desejamos e lutamos para conquistar tudo o que queremos, mas muito melhor do que nossos próprios planos, são os planos do Senhor! Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus!!!

    Parabéns pelo texto. Seu blog continua maravilhoso e cheio da unção do Espírito Santo.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Irmã Débora, a paz do Senhor!

    Quero agradecer pela visita, fique a vontade.
    Agradeço também pelas palavras de ânimo, e fico feliz que ainda haja pessoas com esta visão.

    Um braço!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, fique a vontade mas sempre que possível, deixe assinado o seu nome.