Esta noite te pedirão a tua alma - Sobre a falsa teologia da prosperidade.

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão."
(1° Timóteo 6. 3-11)

Lindo texto, não? Para quem busca a Deus por Deus sim, mas para quem tenta negociar com Deus em troca de bênçãos as suas orações, campanhas, propósitos, pregações, louvores, e muito mais, é sim um texto horrível que deveria ser arrancado da Bíblia.

Estava no culto ontem e foi abordado este assunto no ensinamento que tivemos sobre o interesse excessivo em coisas materiais, e resolvi postar uma história muito bonita que se encontra em Lucas 12. 13-21.

Começa assim: Num belo dia, Jesus estava ensinando as pessoas, e um homem disse: "Senhor! Fala pro meu irmão dividir a herança comigo!"

Jesus viu ali uma ótima oportunidade de dar uma lição àquelas pessoas: "Acautelem-se da avareza; a vida de um homem não consiste naquilo que ele tem!"

Veja, leitor, que diante de uma mensagem linda que ele pregava anteriormente, falando sobre o cuidado de Deus pelos seus filhos, que eles não deveriam temer aos homens, pois até mesmo os seus cabelos estavam contados por Deus, alguém ainda teve coragem de se aproximar de Jesus para reivindicar a herança do seu irmão!

Não é assim hoje? As pessoas perdem boa parte do tempo em que deveriam estar buscando a Deus, indo atrás de grana, carro, casa, mulher, homem, celular que tira foto, que tem mp3, chácara com piscina pra passar o final de semana, empresa, emprego, e tantas outras coisas que nada tem a ver com o que Jesus está falando na sua Palavra.

Não foi Jesus mesmo quem disse: "buscai primeiro o reino de Deus..."?

Em outras palavras, ele estaria dizendo; Ore, consagre-se, santifique-se, busque de Deus sabedoria, peça pra ele mudar o seu coração, medite na minha Palavra, faça a minha obra, e pode deixar que de você EU CUIDO!"

Você deve conhecer pessoas que, buscando a Deus pelas “coisas”, ficam sem as “coisas” e sem a Graça de Deus na vida? Ficam sem grana e sem salvação. Sem tudo no mundo e sem Jesus. Este é o laço que o diabo usa pra pegar um monte de crente avarento.

Voltando a nossa história...

Pra ajudar a galera a entender o que ele queria dizer ao moço materialista, que ia atrás de Jesus por causa da sua herança aqui no mundo, Jesus contou uma Parábola, e esta eu vou mostrar para vocês exatamente como está na minha Bíblia:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Tem até um hino, bem antigo que cantávamos nos cultos, que é assim:

Quem tem Jesus tem tudo

Quem não tem, não tem nada

Mas quem tem Jesus Cristo

No céu já tem morada

Quem ama este mundo

Lá no céu não tem nada

Mas quem tem Jesus Cristo

No céu já tem morada

As riquezas do mundo

Só trazem confusão

Deixam o crente orgulhoso

E perde a salvaçao

Quem ama este mundo

Lá no céu não tem nada

Mas quem tem Jesus Cristo

No céu já tem morada


Glória a Deus pela sua Palavra que não nos deixa confundidos! Se você não tem muito dinheiro e nem muitas condições financeiras, saiba que Deus pode te abençoar financeiramente, mas não foi por este motivo que Jesus morreu. Ele morreu e ressuscitou para nos dar a salvação que dinheiro nenhum pode comprar. Dificuldades todos nós estamos sujeitos a passar, mas Deus sempre providencia tudo, melhor do que dos pardais ele cuida dos seus, por que somos filhos amados.

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16.26)

Agora, superpregador da teologia da Pro$peridade, releia o texto de 1° Timóteo que está no topo da postagem e que o Espírito de Deus te convença da justiça, do pecado, e do juízo!

Em Cristo,
Luis Paulo Silva