O que é ser pastor?


O líder na igreja deve ser uma pessoa que dê um bom exemplo, precisa ser humilde, que não deseje glória para si pois toda honra e glória são dados a Deus. As pessoas se submetem ao seu ensinamento por livre e espontânea vontade e não por força ou violência (muitas vezes psicológica). Este deve ser como um cordeiro que dá a vida e não como um leão que domina. Podem surgir na igreja, não dependendo do tamanho dela, pessoas usadas pelo inimigo para destruir a obra de Deus, e se na igreja for cada um por si é complicado. Por este motivo é que a Palavra de Deus na qual eu creio integralmente e nela não vejo contradições, apenas pontos a serem entendidos no futuro, cita vários textos onde os apóstolos orientam pessoas. Paulo por exemplo, dizia até "não permito", mas encarava a obra de Deus como uma grande responsabilidade e tinha temor por isto. O que fazia quando corrigia, consolava, ou orientava, era pelo amor aos irmãos imaturos e a Deus a quem todos pertenciam. Isto é ser pastor.
Esta responsabilidade é cobrada sério. Lembre-se do que Jesus disse ao anjo de uma das igrejas da Ásia: "tenho contra ti que toleras..." o pastor precisa da uma "limpa" no rebanho de vez em quando, e precisa ser intolerante e agir com intolerância com relação às armadilhas do inimigo. O pastorado não é algo de que o homem possa se apossar, é uma responsabilidade dada por Deus, e o exercício desta responsabilidade vem acompanhado de certa autoridade que visa somente a edificação do corpo de Cristo. Sabemos que na igreja somo todos o corpo de Cristo, logo nós somo os representantes de Deus no mundo. Não existe neste aspecto pastor, diácono, presbítero, ou qualquer título ou posição, somente membros iguais em importância, mas diferentes em finalidades.
Quando nos referimos à comunidade, é necessário que alguém capacitado por Deus esteja na frente de certa forma até "carregando" muitos irmãos, o qual também é a função de cada cristão. Paz a todos! LPS