Pages

O seu culto agrada a Deus?

O seu culto agrada a Deus? Como você pode saber se sim ou não? A minha ideia com estas perguntas é provocá-lo a pensar sobre o tema e se necessário, mudar a sua forma de cultuar a Deus. Não pretendo fazer um estudo profundo, somente algo que seja útil e que contenha bons argumentos bíblicos sobre o culto que agrada a Deus.

1.O que é o culto?

Culto significa: adoração, veneração à divindade. Em Romanos 12.1 o apóstolo Paulo fala sobre o "culto racional" que consiste em apresentar o corpo a Deus como "sacrifício vivo, santo e agradável". Somente este texto já nos dá uma excelente diretriz sobre como o culto deve ser considerado: "Sacrifício vivo" é uma referência ao culto do AT quando segundo as prescrições dadas sempre haveria de ter uma oferta de animais (Gn 4.4; 8.20; 22.13) mas no caso do culto neotestamentário nós somos os sacrifícios oferecidos a Deus, sacrifícios vivos. "Santo" demonstra a natureza separada do culto com exclusividade para Deus, não um culto com o ranço do mundo, ou híbrido com o culto a outros deuses. "Agradável" é o ponto que desejo destacar. Como saber que tipo de culto é agradável a Deus? Por que Deus exigiria um conto agradável se não houvesse a descrição clara nas Escrituras do culto que ele recebe?
O culto cristão portanto consiste em adoração a Deus. Defendo neste texto que se constitui de duas formas, que se complementam e jamais se excluem: o culto particular (aquele que prestamos a Deus individualmente) e o culto público que é a reunião dos crentes com o objetivo único de prestar adoração a Deus.

1.1 Culto no Antigo Testamento

O culto a Deus é apresentado na Bíblia logo em seus primeiros capítulo com as ofertas de Caim e Abel. Sabemos que Deus rejeitou o culto de Caim mas recebeu o de Abel. Dentre outros exemplos que poderíamos citar, vemos ordenanças para o culto no Antigo Testamento, em Êxodo 20.22-26; 25-31 onde Deus determina mínimos detalhes sobre como deveria ser levantado o tabernáculo e o uso correto de cada utensílio e compartimento dele.

Em 1 Samuel, capítulo 13 e versos 8 ao 13 vemos Saul oferecendo sacrifícios a Deus como se fosse sacerdote, e por isto foi duramente repreendido pelo profeta Samuel. Após isto, Saul oferece a Deus os animais que deveriam ser destruídos de Amalaque conforme a ordem de Deus, e é repreendido com a conhecida exortação:

"Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei". (1 Samuel 15.22,23)


Boas intenções e coração sincero são indispensáveis no culto, mas não são suficientes. É preciso oferecer o culto correto com a disposição correta.
Aprendemos logo no AT que a adoração que Deus recebe está prescrita na Palavra de Deus. Não podemos colocar em prática nossas ideias mirabolantes pois se o que apresentarmos for diferente do que está prescrito na Bíblia, teremos a nossa adoração e culto rejeitados pelo Senhor.
As duras críticas ao culto no AT podem ser encontradas em livros como Amós e Malaquias por exemplo.

1.2 Culto no Novo Testamento

No NT alguns tipos encontram significado pleno, por exemplo: Não precisamos de sacrifícios de animais para cobrir nossos pecados pois Jesus é o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29); Não necessitamos mais de templos pois a igreja é o templo de Deus (1 Co 3.16). Somos reis e sacerdotes ao serviço de Jesus (Ap 5.10). Todavia no NT o conceito de culto é mantido, não com tantos adereços como no AT mas Deus ainda espera que seu povo se reúna para o culto ao Senhor (Rom 12).

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". (Hebreus 10.24,25)


2. Como deve ser o nosso culto?


No NT a Bíblia também tem orientações claras sobre o culto que agrada a Deus. Na carta de Paulo aos corintios temos ricas informações para que ofertemos um culto adequado ao Senhor:


"Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
1 Coríntios 14:26-40


Podemos extrair as seguintes lições deste texto:

2.1. O culto que Deus deseja exige ordem, decência.
Basta um acesso no YouTube e poderemos ver tantos cultos sem ordem, uma verdadeira bagunça onde cada um faz o que quer, sem lógica, sem raciocínio. A igreja em Corinto estava em situação semelhante, por isto foi admoestada por Paulo.

2.2. Foco na comunhão, edificação mútua, exercício dos dons. 
Há irmão que dizem hoje que os dons cessaram. Resolveremos esta questão em dois argumentos:
1) No texto que lemos, vemos orientações sobre o uso correto de dons espirituais, logo eles são reais;
2) Não há texto bíblico que diga que os dons irão cessar antes de que a igreja alcance a perfeição, o que se dará somente na volta de Jesus.
Logo, se a Bíblia afirma que os dons existem e foram dados por Deus, e não afirma que cessarão, os irmãos cessacionistas estão errados. Os dons existem para a edificação mútua dos membros corpo de Cristo e durarão enquanto a igreja estiver no processo de aperfeiçoamento.

2.3. Ética no exercício dos dons no culto público.
Embora haja a necessidade da operação de dons espirituais nos cultos, tudo é feito conforme o princípio estabelecido, ordem. Profecias devem ser julgadas conforme o crivo da Palavra para que sejam dadas como verdadeiras ou não, línguas devem ser interpretadas, e os falantes devem se manifestar um de cada vez. Em igrejas pentecostais vemos muitas ocasiões na quais durante um louvor, o Espírito Santo toca crentes e estes começam a falar em línguas, todos juntos. Seria isto errado? Do meu ponto de vista não. Isto por que o momento é dedicado à adoração, então assim como alguém pode expressar palavras de adoração a Deus com o entendimento, não vejo problemas que sejam faladas línguas desconhecidas também já que é um momento de adoração. No momento da pregação da Palavra, então devem todos ficar atentos ao que Deus diz por meio dela, assim como em momentos nos quais Deus der mensagens proféticas a algum crente.


2.4. Movimentos no culto edificam?

É comum vermos os tais movimentos conhecidos como "reteté" onde os crentes rodam, pulam, gritam, dançam, sem qualquer senso de ordem, parecendo verdadeiros loucos. A Bíblia tem algum princípio claro para normatizarmos sobre isto? Sim! Veja o que diz o apóstolo Paulo:



Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (
1 Coríntios 12:4-11)

"...a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil"
Para sabermos se determinada manifestação no culto provém de Deus, temos de pensar na utilidade de tal ação. Pergunte-se: Rodopiar, pular, gritarias, pessoas se jogando no chão, são coisas que edificam a igreja? Não vejo edificação nestas coisas.
O texto que citamos primeiro informa de onde devem partir as manifestações no culto: "do Espírito" e quais são estas manifestações? "palavra da sabedoria", "palavra da ciência", "a fé", "dons de curar", "operação de maravilhas", "profecia", "dom de discernir os espíritos", "variedade de línguas" e "interpretação das línguas". Estas manifestações podem ser dadas pelo Espírito Santo, como e quando ele quiser. Todas estas coisas edificam ao corpo de Cristo, portando devem ser buscadas enquanto rejeitamos todo movimento estranho.


2.5. O culto deve ser feito em oração

A oração sem dúvida é uma parte muito especial do culto ao Senhor. Antigamente era comum os crentes iniciarem o culto de joelhos buscando a Deus em oração. Hoje o que temos na maioria da igrejas é apenas uma rápida e melosa oração inicial, enquanto se gasta a maior parte do culto em louvores.
Precisamos voltar ao hábito da oração. A igreja primitiva se fortalecia por meio da oração (At 4.24-31), reuniam-se para orar por suas necessidades (At 12.12), decidiam pela orientação do Espírito em oração (At 13.3; 14.23).  


2.6. O culto deve incluir o louvor a Deus.

O louvor no culto é outra área que tem sido muito distorcida. Louvores aos homens têm sido entoados pelos crentes, onde Deus é um meio para se alcançar o sucesso, e não o centro. "Deus dá asas, faz teu voo..." é o que diz certa musica que era entoada em muitas igrejas Brasil afora. 
O objetivo do louvor no culto é promover adoração a Deus. O louvor na sua congregação promove adoração ou diversão? Certa vez vi num culto pessoas contando "eu fui no terreno do inimigo e tomei tudo o que me roubou", aos pulos, combinando passinhos, um excelente entretenimento mas será que Deus recebe diversão ou adoração? O momento do louvor tem transformado muitas igrejas em casas de shows com direito a pisca-pica, globo, refletores e tudo mais. Isto não é adoração. Veja o que diz a Palavra de Deus:

"Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembleias solenes. Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras." (Amós 5.21-23)

Se o louvor no culto é para Deus, devemos nos atentar em oferecer louvores bíblicos, que falem da glória de Deus e sempre nos perguntando: Esta letra fala de Deus ou do homem? Este ritmo ofusca a mensagem ou corrobora com ela? Este ritmo produzirá diversão ao invés de quebrantamento e adoração?
A dança também tem sido parte da adoração em muitas igrejas mas como não é uma prática ordenada para o culto, devemos rejeitá-la. Alguns argumentam que Miriã dançou, que Davi dançou, e que o povo na época de Jesus dançava. Sim, mas nunca isto foi ordenado no culto. Não estou afirmando que dançar é pecado mas que incluir a dança no culto é contrário ao princípio da obediência no culto.


2.7. A pregação da Palavra de Deus e a direção do culto público.

Na oração nós falamos a Deus, nos louvores o adoramos mas na pregação Deus fala a nós. A pregação deve ser a exposição do texto sagrado, e não a apresentação dos pontos de vista do pregador.
Certa vez ouvi um excelente pregador dizer: "pregue a Palavra e não sobre a Palavra". O apostolo Paulo escrevendo ao seu filho na fé, Timóteo diz: "...Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina". (2 Tim 4.2)
A pregação tem sio substituída por testemunhos, peças teatrais e até stand up comedy! Nada disto porém tem tanto valor quanto a verdadeira pregação da Palavra de Deus.

Quem deve aplicar os conceitos bíblicos na direção do culto? Com certeza alguém constituído por Deus para tal ofício. A igreja conta com pastores, presbíteros, anciãos, com a função de estar diante do povo de Deus na direção do culto ao Senhor e na ministração da sua Palavra.
As qualificações do obreiro aprovado por Deus para estar diante da igreja, aplicando os princípios da Palavra de Deus estão presentes nos seguintes escritos do Paulo:

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ) ; Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo". (Timóteo 3:2-7)

"Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1:6-9)

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". (1 Tim 2.15)

A  direção do culto deve estar na responsabilidade de obreiros devidamente reconhecidos pela igreja. Estes devem ser homens, íntegros, espirituais, e fiéis a Deus. O testemunho é de grande valor pois imagine que alguém visite sua congregação e veja atuando ou dirigindo o culto alguém de quem a má conduta seja conhecida! Isto com certeza mancharia a imagem de toda a igreja, portanto deve-se ter muito cuidado ao se colocar alguém na direção do culto, para que só esteja nesta posição aqueles que preencham estes requisitos.


Conclusão

O objetivo deste breve estudo é tratar de forma superficial cada aspecto do culto a Deus, pois isto não me aprofundei de mais em todos eles, demandaria muito tempo e o texto ficaria muito longo. Também não falei sobre a ceia do Senhor nem sobre o batismo pois creio que estes devam ser tratados com muito mais cuidado e profundidade. Peço ao leitor que confira em sua Bíblia cada citação, e que reflita em oração sobre a importância de se prestar um culto agradável ao Senhor.


SDG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, fique a vontade mas sempre que possível, deixe assinado o seu nome.